sábado, 14 de janeiro de 2012

Se quer ser um bom pai, seja um bom esposo



O último livro de Piero Ferrucci, "Nossos mestres as crianças" já foi traduzido para onze idiomas. Ali ele diz: "De fato falta tempo, mas afinal me dei conta: a relação com meus filhos passa através da relação com minha mulher. Não posso ter com eles uma boa relação se minha relação com ela não é boa".
A experiência clínica de Ferruci lhe mostrou que "cada ser humano é o resultado da relação entre os indivíduos: seu pai e sua mãe. E essa relação vive dentro de nós como uma harmonia belíssima ou como uma laceração dolorosa. A relação entre nossos progenitores - diz Ferruci - nos constitui no que somos. E isto é verdade também na época da família dormitório, dos progenitores solteiros, da fecundação artificial, da manipulação genética, dos ventres de aluguel, dos bancos de espermatozóides ... Uma criança sente com todo o seu ser a relação entre seus genitores, seja qual seja, e a sente em si mesma.
Se a relação está envenenada, o veneno circulará por seu organismo. Se a atmosfera não é harmoniosa, crescerá na dissonância. Se está cheia de ansiedade e inseguranças, também seu futuro será incerto.
A conclusão, então, parece clara: se quer ser um bom pai, seja um grande marido. Se quer ser uma boa mãe, seja uma grande companheira para teu marido. Isto parece simples, mas na prática não o é. Porque? Ferruci responde em primeira pessoa e com grande humildade:
"As vezes tenho esquecido essa realidade. Tenho tido demasiada confiança. Sabendo que nossa relação não vai bem, a tenho deixado assim. Abandonada a relação a sua própria sorte, de pronto aparecem as discussões, as recriminações".
Quando um matrimônio reage a tempo e recupera o belo de seu amor, os primeiros a darem-se conta disso são os filhos. E conta sua própria experiência, depois de uma temporada em que obcecado por escrever seus livros, começou a levantar-se as cinco da manhã e passar o dia a zangar-se pelos ruídos e as interrupções:
"Comecei a sentir-me deprimido, algo não andava bem. Ao fim compreendi o que sabia mas não queria admitir. A ordem de minhas prioridades estava equivocada".
"Decidi devolver a Vivien, minha mulher, um marido não de sonhos. Depois ocorreu algo sutil e surpreendente. Melhorou minha relação com Emílio e Vivien. Não que fosse uma relação má, mas havia algo que não me agradava. Seguidamente Emílio era descortês com ela e falava comigo como se Vivien não existisse, ignorando-a como o machista mais empedernido. Depois entendi: Emílio me mostrava qual era minha atitude para com Vivien... Era eu que a transformava em uma sombra. Por sorte me dei conta a tempo".
Como manter e melhorar constantemente a relação conjugal? Este autor italiano é um grande romântico e crê que a fonte do amor para os esposos radica na recordação de seus melhores momentos.
"Ao contrário do que muitos pensam, eu creio que o fato de enamorar-se é o instante mais autentico da relação entre as pessoas; é quando elas vêem que todas as possibilidades se abrem diante delas, quando tocam a essência e a beleza do amor... Diante dos olhos de minha mente desfilam nossos momentos mais luminosos: o primeiro passeio juntos, a decisão de casarmos numa tarde de setembro, Vivien me recebendo no aeroporto num dia de chuva, o pacto durante a gravidez de Emílio...".
Tudo isso é a origem, a fonte: o lugar em que tudo vai bem e é perfeito. Resulta positivo regressar de vez em quando às origens e beber daquela fonte de água pura.

Fonte: MujerNueva
Traduzido para o Portal por René Bernardes de Souza Júnior

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ministro do Turismo fala sobre a JMJ Rio 2013.
De 23 a 28 de julho de 2013, jovens de todo o mundo estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que pela primeira vez vem ao Brasil. Essa é a oportunidade dos jovens reforçarem os laços da fé através de palestras, adorações, e, claro, de um encontro com o papa Bento XVI.
Desde o anúncio da Cidade Maravilhosa como sede do evento, a arquidiocese do Rio de Janeiro se prepara para acolher os jovens e também foca a divulgação desse encontro mundial. Já foram feitos concursos para a escolha da logomarca e do hino da Jornada e, além disso, o “Embaixador” da JMJ Rio 2013, o Cristo Redentor, irá percorrer os continentes em uma exposição itinerante.
Os órgãos públicos também se preparam para a Jornada. Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a JMJ é um estimulante para o Turismo. Ele afirmou que é necessário preparar o Brasil como destino, de uma forma sustentável.
“Nosso objetivo é preparar todo o país como destino turístico, de forma sustentável, e levar em consideração os grandes eventos dos próximos anos de forma integrada. Para isso, o Ministério do Turismo trabalha para melhorar a infraestrutura turística no Brasil, a divulgação dos nossos atrativos no exterior e a promoção do turismo doméstico. As ações da pasta têm sido reforçadas em todas as regiões brasileiras, potencializando o que cada uma tem de melhor para oferecer aos visitantes. Dessa forma, destinos além das capitais estão desenvolvendo sua cadeia turística, para que os visitantes se sintam acolhidos e dispostos a retornar ao país em viagens futuras”, disse o ministro.
Ainda de acordo com o ministro Gastão Vieira, pelo menos dois milhões de pessoas devem participar da Jornada, que contará também com as novas tecnologias para divulgar o Brasil no exterior.
“O evento oferecerá uma oportunidade fantástica de exposição turística do nosso país no exterior, especialmente aos jovens, que pela relação que têm com as novas tecnologias, como as redes sociais, serão os grandes ‘divulgadores’ do Brasil em seus países. Calculamos que pelo menos dois milhões de pessoas participem do evento, entre brasileiros e estrangeiros, o que terá grande impacto na economia do Rio de Janeiro e de outros estados”, afirmou.
O ministro garantiu que o Rio de Janeiro tem estrutura para acolher todos os peregrinos, graças à tradição de acolher grandes eventos. “O Rio de Janeiro tem vocação natural para receber um grande número de turistas de todas as partes do mundo. A tradição na preparação dos grandes eventos – como a festa de Réveillon e o Carnaval – e a eficiência da atual política de segurança pública ratificam a competência da cidade para a realização de encontros como a Jornada Mundial da Juventude”, ponderou.

Fonte: CNBB