sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval


Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
















Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos
600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
















O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.


    quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

    Bote Fé agita diocese de Caicó (RN)


    Bote Fé  agita diocese de Caicó (RN)
     
    A Diocese de Caicó (RN) está em festa, o motivo: desde o último domingo estão em solo seridoense os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Missionária e o Ícone de Nossa Senhora, que há cinco meses percorrem o Brasil,


    A chegada à diocese ocorreu no domingo (13), às 15h30, no município de Currais Novos, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, jovens de toda a diocese se reuniram na expectativa da chegada dos presentes do Beato João Paulo II para a juventude.
    cruz_currais_novos
    Animada pelo Ministério de Música da RCC Currais Novos, a juventude seguiu em arrastão pela cidade, por cerca de 1h30. Durante o percurso, com paradas estratégicas nos marcos católicos da cidade, as caravanas das cidades da diocese se revezaram na condução da cruz. (ver foto "cruz sendo carregada pelos jovens em currais novos")

    Após a caminhada, chegando à Arena Bote Fé, montada no largo cultural da Igreja da Imaculada Conceição, ocorreu a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz e concelebrada por padres das cidades circunvizinhas.

    Os shows do Bote Fé diocesano tiraram a juventude do chão ao som do Ministério de Música Missionário Shalom, que tocou do raggae ao rock, num show recheado de oração e exaltação da Santa Cruz. Encerrando a noite de shows em Currais Novos, o DJ Angelus, da Comunidade Obra de Maria, sacudiu os jovens com a versão eletrônica das mais conhecidas músicas católicas.

    Durante a madrugada a programação continuou, com vigília e animação na Igreja da Imaculada Conceição. Às 5h da manhã de segunda, a Cruz e o Ícone tomaram o ruma da cidade vizinha, Acari, onde a população já esperava ansiosa pela chegada dos símbolos da JMJ.

    Na cidade de Acari, os símbolos percorreram a rua principal carregados pelos membros dos grupos jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, até chegarem à Igreja Matriz, onde ocorreu um breve momento de reflexão conduzido pelo pároco da cidade, Monsenhor Raimundo, e pelo vigário paroquial, Padre Costa.

    Às 6h30, a Cruz e o Ícone seguiram viagem para a cidade de Jardim do Seridó, e posteriormente para Caicó, sede da diocese, onde seguem as atividades missionárias em presídios, favelas e nas paróquias da cidade até a tarde da terça (14), quando os símbolos serão entregues à Diocese de Mossoró, na cidade de Jucurutu.

    Por Isaak Felipe, Ministério Jovem da RCC Acari/RN
    Fotos e texto de Isaak Felipe