quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mais proximidade e carinho nas relações entre pais e filhos


 Pai e filho estudam juntos


Outro erro comum dos pais é atribuir o mau rendimento escolar do filho apenas aos educadores responsáveis. Acompanhar de perto as atividades escolares de seu filho é uma maneira de manter proximidade e controle quanto aos valores que lhe estão sendo ensinados na escola e também um estímulo a mais para que a criança estude.
Ainda há na sociedade resquícios da antiga cultura patriarcal, a qual exigia que o pai servisse como exemplo de disciplina sendo, muitas vezes, um mero provedor autoritário. Entretanto, a tendência é que esse tipo de pai vá cedendo lugar a uma figura mais carinhosa, presente também como alicerce sentimental para seus filhos. Veja como ser o melhor pai do mundo.

fonte:http://bbel.uol.com.br/filhos/post/relacao-pai-e-filho.aspx

Limites também para as cobranças

 Pai faz indicação para o filho

A preocupação exagerada com a educação dos filhos também pode ter um lado negativo. Quando a cobrança acerca do rendimento escolar das crianças estabelece padrões altos demais de aproveitamento, a criança pode não suportar a pressão e reagir criando antipatia ou aversão aos estudos.
É preciso haver equilíbrio também nas cobranças. Estimular a criança a buscar seu melhor sem compará-la a outras e focar na formação sócio educacional são soluções melhores do que a supervalorização de métodos imprecisos de medição de aprendizagem escolar.
Especialistas aconselham que seja criado um cantinho de estudo, configurado como um ambiente agradável e motivador, aliado a uma agenda fixa de horários para que a criança acostume-se à rotina e tenha comprometimento.

fonte:http://bbel.uol.com.br/filhos/post/relacao-pai-e-filho.aspx

domingo, 1 de abril de 2012

Na divisão de tarefas quem cuidará dos limites?

 Filhos brincando com o pai
Nem sempre aquilo que os pais consideram ser o melhor para seus filhos é certo. A maioria dos erros é cometida enquanto os pais tentam acertar. É preciso estar atento às reais necessidades emocionais e educacionais da criança.
Um erro comum é achar que enchê-las de presentes caros vai deixar as crianças mais felizes e, portanto, mais saudáveis. Mas pode ser que ocorra o contrário. Presentear sempre pode gerar nas crianças um sentimento de que elas têm tudo o que querem sem fazer nenhum esforço por isso, o que, no futuro, poderá causar-lhes inúmeras frustrações com as quais não saberão lidar.
As mulheres saíram de casa para trabalhar e, como passaram a dividir com o homem a função de prover, esperam que os homens também dividam com elas as tarefas domésticas.
Com essas mudanças, o modelo tradicional de família deu lugar a um ambiente mais flexível, de maior proximidade entre a figura masculina do pai e seus filhos. Só é preciso ter cuidado para não confundir flexibilidade com ausência de limites. Estabelecer regras e manter o senso de autoridade perante as crianças continua sendo necessário. Do contrário, elas poderão tornar-se adultos com dificuldades de conviver socialmente.

fonte: http://bbel.uol.com.br/filhos/post/relacao-pai-e-filho.aspx

Um amor para a vida toda




Relação pai e filho

As relações entre pais e filhos já não se baseiam em rígidas hierarquias. Hoje os pais sabem que a medida que ensinam muitas coisas, também aprendem outras com seus pequenos. Construir um relacionamento buscando envolvê-lo desde o princípio em uma atmosfera de amor, respeito mútuo e compreensão fortalece a parceria entre pai e filho que, afinal, é para a vida toda.
fhttp://bbel.uol.com.br/filhos/post/relacao-pai-e-filho.aspx.